Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Centro de Engenharias - CE

Laboratório Automotivo de Baja

Responsável técnico: Zoroastro Torres Villar (Portaria UFERSA/CE Nº 064/2019)

Localização: Laboratórios de Engenharia I

Descrição: Ambiente de ensino prático nas áreas de projetos de elementos de máquinas. Funciona como ambiente de apoio ao projeto baja tendo como principal ação a fabricação de protótipos de veículos do tipo Baja. Dispõe dos seguintes equipamentos: computadores, kits de microcontroladores, multímetros, fontes variáveis de corrente alternada, sensores (célula de carga, LVDT, Acelerômetros, termopá), e atuadores (motor de passe), equipamentos de solda, equipamentos de usinagem e ferramentas em geral (chaves de fenda, chaves philips, chaves allen, alicates, etc).

 

Laboratório de Aerodinâmica

Responsável técnico: Luís Morão Cabral Ferro (Portaria UFERSA/CE Nº 063/2019)

Localização: Centro de Engenharias, 1º andar, Laboratório 17

 

Laboratório de Ensaios Mecânicos

Responsável técnico: Manoel Quirino da Silva Junior (Portaria UFERSA/CE Nº 042/2019)

Técnicos de laboratório: Antonio Fabrício de Almeida e Euclides Moreira de Sousa Filho

Localização: Centro de Engenharias, pavimento térreo, Laboratório 04

Descrição: Laboratório para atender as aulas práticas das disciplinas, Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica dos cursos de Engenharia Mecânica e Ciência e Técnologia com os seguintes equipamentos e finalidades: Máquina Universal de Ensaios Mecânicos: realiza ensaios de Tração, Compressão e Flexão três pontos (carga máxima 100kN); Durômetro Rockwell: realiza medidas de dureza nas escalas Rockwell (A, B, C, D….) e Dureza Superficial; Máquina de Ensaio de Impacto Charpy: realiza medidas de resistência ao impacto em Joules (0-300J); Embutidora a Quente: Realiza embutimento, em baquelite, de peças com espessura de até 40mm; Forno mufla: para realizar tratamentos térmicos podendo atingir temperatura máxma de 1200°C; Estufa de secagem e esterilização: para realizar tratamentos térmicos podendo atingir temperatura máxma de 1200°C; Capela de exaustão: utilizada para proteção em atividades com manipulações de produtos químicos; Prença hidráulica: utilizada para comprimir com capacidade máxima de 10ton; Balança Analítica (3kg).

 

Laboratório de Máquinas Térmicas

Responsável técnico: Daut de Jesus Nogueira Peixoto (Portaria UFERSA/CE Nº 046/2019)

Localização: Centro de Engenharias, 1º andar, Laboratório 19

Técnicos de laboratório: Euclides Moreira de Sousa Filho e Antônio Fabrício de Almeida

Descrição: o Laboratório de Máquinas Térmicas visa atender as aulas práticas das disciplinas de graduação Refrigeração e Ar-Condicionado, Motores de Combustão Interna e Trabalhos de Conclusão de Curso do curso de Engenharia Mecânica e Bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Atualmente possui equipamentos e bancadas demonstrativas de ciclos de refrigeração para aulas práticas da disciplina.

 

Laboratório de Mecânica dos Fluidos

Responsável técnica: Fernanda Alves Ribeiro (Portaria UFERSA/CE Nº 044/2019)

Localização: Centro de Engenharias, 1º andar, Laboratório 18

 

Laboratório de Metalografia e Microscopia

Responsável técnico: Manoel Quirino da Silva Junior (Portaria UFERSA/CE Nº 042/2019)

Técnicos de laboratório: Antonio Fabrício de Almeida e Euclides Moreira de Sousa Filho

Localização: Centro de Engenharias, 1º andar, Laboratório 15

Descrição: Laboratório para atender as aulas práticas das disciplinas, Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC e Iniciação Científica – IC dos cursos de Engenharia Mecânica e Ciência e Técnologia com os seguintes equipamentos e finalidades: Microdurômetro Vickers: realiza medidas de dureza na escala Vickers (carga máxima 19,61N); Microscópio Óptico Metalúrgico: realiza visualizações microscópicas com aumentos de 50, 100, 200, 500 e 1000 vezes; Lixadeira/Politriz: realiza lixamento e polimento de amostras metálicas para análise microscópica; Cortadeira Metalográfica: realiza corte em metais com espessura de até 40mm; Balança de Precisão (220g); Medidor de Ph de bancada: utilizado para medir o Ph de soluções líquidas; refigerador de 300litros: para manter resfirados alguns reagentes químicos e amostras que tenham a necessidade de se manter resfriada. Além de produzir soluções químicas (ácidas, básicas e salinas) para ataque metalográfico.

 

Laboratório de Metrologia

Responsável técnico: Rômulo Pierre Batista dos Reis (Portaria UFERSA/CE Nº 021/2019)

Localização: Centro de Engenharias, 1º andar, Laboratório 14

Descrição: As atividades do Laboratório de Metrologia estão relacionadas às aulas de graduação do curso de Engenharia Mecânica. Além disso, dá suporte a projetos de pesquisa envolvendo medições geométricas e dimensionais para diferentes tipos de materiais. O laboratório dispõe dos seguintes instrumentos e equipamentos: goniômetros, micrômetros, paquímetros, réguas, relógios comparadores, rugosímetros (em fase de aquisição), blocos padrão e desempeno de granito.

 

Laboratório de Projetos Mecânicos

Responsável técnico: Zoroastro Torres Villar (Portaria UFERSA/CE Nº 024/2019)

Localização: Centro de Engenharias, pavimento térreo, Laboratório 06

Descrição: Ambiente de ensino prático nas áreas de projetos de elementos de máquinas. Funciona como ambiente de apoio a pesquisa em ligas com efeito de memoria de forma. Dispõe dos seguintes equipamentos: Impressora 3D, Banhos termorreguláveis, sistema de aquisição de dados, computadores, kits de microcontroladores, multímetros, fontes variáveis de corrente alternada, sensores ( célula de carga, LVDT, Acelerômetros, termopá), e atuadores (motor de passe), estufa, bancada de relação de engrenamentos, solda ponto por resistência elétrica e ferramentas em geral (chaves de fenda, chaves philips, chaves allen, alicates, etc).

 

Laboratório de Soldagem

Responsável técnico: Francisco Edson Nogueira Fraga (Portaria UFERSA/CE Nº 023/2019)

Localização: Centro de Engenharias, pavimento térreo, Laboratório 03

 

Laboratório de Transferência de Calor e Termodinâmica

Responsável técnico: Victor Wagner Freire de Azevedo (Portaria UFERSA/CE Nº 062/2019)

Localização: Centro de Engenharias, 1º andar, Laboratório 20

Descrição: O Laboratório de Transferência de Calor e Termodinâmica é utilizado tanto nas disciplinas Termodinâmica Aplicada e Transferência de Calor, para suporte prático, assim como para o desenvolvimento de Trabalhos de Conclusão de Curso e planos de trabalho de Iniciação Científica. Possui uma bancada didática capaz de realizar experimentos básicos em condução e radiação de calor acopladas a computadores, que permitem a aquisição e análise dos dados. Os computadores são utilizados também para o desenvolvimento de simulações numéricas em Transferência de Calor.

 

Laboratório de Usinagem

Responsável técnico: Ramsés Otto Cunha Lima (Portaria UFERSA/CE Nº 022/2019)

Técnicos de laboratório: Euclides Moreira de Sousa Filho e Antonio Fabrício de Almeida

Localização: Centro de Engenharias, pavimento térreo, Laboratório 05

Descrição: O Laboratório de Usinagem tem como objetivo geral proporcionar vivência prática aos alunos de graduação do curso de Engenharia Mecânica, em relação aos processos de usinagem mais comumente aplicados na indústria, através da operação de máquinas-ferramenta, seleção dos parâmetros de corte mais otimizados para determinada aplicação e análise da influência destes na qualidade da peça usinada, bem como desgaste/vida da ferramenta de corte. O laboratório dá suporte às aulas práticas das disciplinas do curso de Engenharia Mecânica, dentro da área de Materiais e Processos de Fabricação, principalmente voltados para processos de usinagem convencional, com ferramentas de geometria definida. Este conta com os seguintes equipamentos: torno mecânico universal, fresadora ferramenteira, furadeira de coluna, furadeira de bancada, serra fita, moto-esmeril, além de um torno com Comando Numérico Computadorizado (CNC). O laboratório também abriga fornos a carvão e a gás, fabricados para dar suporte a aulas práticas e pesquisas sobre processos de fundição. Além das aulas práticas de disciplinas do curso de Engenharia Mecânica, o laboratório também oferece suporte às atividades práticas de projetos de extensão e pesquisa, bem como Iniciação Científica e pós-graduação.

 

Laboratório de Vibrações Mecânicas

Responsável técnico: Rômulo Pierre Batista dos Reis (Portaria UFERSA/CE Nº 043/2019)

Localização: Centro de Engenharias, 1º andar, Laboratório 16

Descrição: As atividades do Laboratório de Vibrações Mecânicas estão relacionadas às aulas de graduação do curso de Engenharia Mecânica e da Especialização em Engenharia da Manutenção. Além disso, dá suporte a projetos de pesquisa envolvendo controle vibracional, análise vibratória voltada à manutenção industrial. O laboratório dispõe dos seguintes instrumentos e equipamentos: sensor de deslocamento linear, acelerômetros, sensor de vibrações, gerador de funções, fonte de tenção regulável, multímetros, entre outros.

13 de julho de 2018. Visualizações: 1864. Última modificação: 31/08/2021 20:47:07