Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Centro de Engenharias - CE

Laboratório de Estruturas

Responsável técnico: Valmiro Quéfren Gameleira Nunes (Portaria UFERSA/CE Nº 030/2020)

Localização: Centro de Engenharias, pavimento térreo, Laboratório 09

 

Laboratório de Hidráulica e Mecânica Computacionais

Responsável técnico: Valder Adriano Gomes de Matos Rocha (Portaria UFERSA/CE Nº 027/2020)

Localização: Centro de Engenharias, 1º andar, Laboratório 11

 

Laboratório de Materiais de Construção – LABMAC

Responsável técnico: Marília Pereira de Oliveira (Portaria UFERSA/CE Nº 026/2020)

Técnica de Laboratório: Rudna Angelica Vieira do Vale

Localização: Centro de Engenharias, pavimento térreo, Laboratório 08

Descrição: O Laboratório de Materiais de Construções (LABMAC) oferece apoio ao ensino de conteúdos profissionalizantes e de pesquisa na área de construção civil, atendendo às práticas de laboratório das disciplinas de Materiais de Construção I e II, desta forma fazendo parte da infraestrutura do curso de Engenharia Civil. Neste laboratório, são realizados ensaios de caracterização dos materiais, tais como: agregados, cimento Portland, além da produção de argamassas e concretos, ensaios com materiais cerâmicos como blocos de cerâmica vermelha. Os equipamentos disponíveis são: estufa para secagem, peneiras, betoneira, aparelho para o ensaio de slump test, formas para moldagem de corpos de prova, prensa para verificar a resistência de concreto e argamassas, aparelhos para realização de ensaios em corpos de prova ou in loco de concreto e argamassas tais como aparelho para medir a velocidade do pulso de onda ultra-sônica, esclerometria e ensaio de aderência em argamassa de revestimento.

 

Laboratório de Mecânica dos Solos – LAMEC

Responsável técnico: Francisco Alves da Silva Júnior (Portaria UFERSA/CE Nº 025/2020)

Técnico de laboratório: Augusto César de Sousa

Localização: Centro de Engenharias, pavimento térreo, Laboratório 01

Descrição: o Laboratório de Mecânica dos Solos (LAMEC), atende aos cursos de Engenharia Civil e áreas afins, com atividades práticas nas disciplinas de Mecânica dos Solos I e II, Estradas, Pavimentação e Geologia Aplicada à Engenharia.  A estrutura serve de apoio às pesquisas desenvolvidas nos Trabalhos de Graduação Interdisciplinar (TGI) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com ênfase aos temas ligados à geotecnia. Neste laboratório, são realizados os seguintes ensaios: identificação Táctil e Visual dos Solos; determinação dos Índices Físicos do Solo: Teor de umidade (Estufa/Infravermelho/speedy test), Peso específico natural do solo, Peso específico dos sólidos e determinação da densidade in situ; Análise Granulométrica Conjunta: Peneiramento e Sedimentação; Limites de Consistência: Limite de liquidez (LL), Limite de plasticidade (LP); Ensaio de Permeabilidade: ; Ensaio de Compactação (Proctor): Energia Normal, Energia Intermediária e Energia Modificada; Ensaio de C.B.R. (I.S.C.): Energia Normal, Energia Intermediária e Energia Modificada: Expansão; Controle de Compactação: Ensaio de Adensamento. Os equipamentos disponíveis são: Peneiras da série ABNT; agitador de peneiras; balança determinadora de umidade por infravermelho; bomba de vácuo e ar comprimido para laboratório – 37 lm; conjunto de indice de vazios de solos; conjunto medidor de umidade tipo speedy; conjunto para densidade – insitu; Conjunto para Retirada de Amostras Indeformadas; Aparelho casagrande manual; Penetrômetro de cone p/ solos (Limite de Liquidez); densímetro para sedimentação de solos; dispersor de amostras elétrico; paquímetro digital; paquímetro analógico; prensa cbr – isc eletrica; repartidor de amostra (quarteador de amostra) – 1 pol (25,4 mm); molde proctor; soquete proctor; Extrator de amostras; jogos de chave combinada; Estufa de secagem e esterilização 0 a 250ºC – 221 L; Estufa de secagem e esterilização 0 a 250ºC – 1080 L; Permeâmetro de Carga Constante; Permeâmetro de Carga Variável; Prensa de adensamento versão tradicional c/ 4 células (Tipo Bishop); Cisalhamento Direto, Manual.

 

Laboratório de Misturas Asfálticas – LAMAF

Responsável técnico: Francisco Alves da Silva Júnior (Portaria UFERSA/CE Nº 025/2020)

Técnico de laboratório: Augusto César de Sousa

Localização: Centro de Engenharias, pavimento térreo, Laboratório 02

Descrição: o Laboratório de Misturas Asfálticas (LAMAF), atende ao curso de Engenharia Civil e áreas afins, com atividades práticas nas disciplinas de Estradas e Pavimentação.  A estrutura serve de apoio às pesquisas desenvolvidas nos Trabalhos de Graduação Interdisciplinar (TGI) e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), com ênfase aos temas ligados a pavimentação. Neste laboratório, são realizados os seguintes ensaios: Determinação da Estabilidade Marshall (Marshall); Densidade Aparente; Extração de Asfalto (Rotarex) – Em processo de aquisição; Determinação da Viscosidade Say-bolt Furol (Viscosímetro); Penetração de Materiais Betuminosos (Penetrômetro) e Ponto de Fulgor (Cleveland). Os equipamentos disponíveis são: Molde Marshall; Fixador para Molde Marshall; Soquete Marshall; termômetro dig. espeto escala de 50-300ºc, div. 0,1ºc; Penetrômetro Universal; Viscosímetro Saybolt / Furol; Ponto de Fulgor tipo Cleveland Vaso Aberto a Gás e Máquina de Abrasão Los Angeles.

 

Laboratório de Saneamento – LASAN

Responsável técnico: Solange Aparecida Goularte Dombroski (Portaria UFERSA/CE Nº 029/2020)

Técnico de laboratório: Adler Lincoln Severiano da Silva

Localização: Centro de Engenharias, 1º andar, Laboratório 10

Descrição: o LASAN oferece apoio ao ensino de conteúdos profissionalizantes na área de saneamento, integrando a infraestrutura necessária para o curso de Engenharia Civil. São realizadas análises de qualidade da água quanto à demanda química de oxigênio, demanda bioquímica de oxigênio, nitrato, fósforo total, coliformes totais, Escherichia coli, sólidos em suspensão, sólidos totais, cor aparente, turbidez, pH, nitrogênio amoniacal e condutividade elétrica. Os equipamentos disponíveis são: estufa para secagem e esterilização, refrigerador, medidor multiparâmetro, forno mufla, balança analítica, extrator de gordura soxhlet, reator de DQO, espectrofotômetro, sistema de filtração a vácuo, estufa bacteriológica, autoclave digital, destilador de água tipo pilsen, banho maria, medidor de pH de bancada, seladora eletrônica de cartela, incubadora tipo B.O.D., agitador magnético, sistema dessalinizador de água, destilador de nitrogênio, medidor de condutividade, medidor de turbidez, lanterna UV, sonda de pH robusta, sonda de nitrato.

 

Laboratório de Tecnologia das Construções – LABTEC

Responsável técnico: Maria Aridenise Macena Fontenele (Portaria UFERSA/GAB Nº 028/2020)

Localização: Centro de Engenharias, pavimento térreo, Laboratório 07

Descrição: O Laboratório de Tecnologia das Edificações (LABTEC) oferece apoio ao ensino de conteúdos profissionalizantes e de pesquisa na área de construção civil. Aula prática de desmontagem e montagem do banheiro de plástico reciclado são realizadas nas disciplinas de Tecnologia das Edificações e de Gestão e Produção das Construções.

 

 

13 de julho de 2018. Visualizações: 1594. Última modificação: 19/08/2021 10:44:29