Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Centro de Engenharias - CE

Laboratório de Automação e Controle – LAC

Responsável técnico: Marcelo Roberto Bastos Guerra Vale (Portaria UFERSA/CE Nº 019/2021)

Técnico de laboratório: Elias Samuel Soares Cezário

Localização: Laboratórios de Engenharia I

Descrição: Ambiente de ensino prático nas áreas de controle e automação, possuindo equipamentos do tipo: computadores, kits de microcontroladores, multímetros, fontes variáveis de corrente alternada (tipo varivolt ou variac), motores de passo, sensores, botoeiras, relés, cabos com pino banana, conexões, mangueiras e ferramentas em geral (chaves de fenda, chaves philips, chaves allen, alicates, etc.

 

Laboratório de Eletricidade

Responsável técnico: Victor de Paula Brandão Aguiar (Portaria UFERSA/CE Nº 009/2020)

Técnico de laboratório: Elias Samuel Soares Cezário

Localização: Laboratórios de Engenharia I

Descrição: O Laboratório de Eletricidade é um ambiente que oferta a realização de práticas que conduzem os alunos aos primeiros contatos com os equipamentos de instrumentação, aplicados aos conhecimentos e técnicas básicas abordadas em sala de aula. Nesse laboratório possui equipamentos do tipo: Kit de medidas elétricas, Kit de transformador didático, Kit de eletricidade básica, Voltímetros de corrente contínua, Voltímetros de corrente alternada, Amperímetros de corrente contínua, Amperímetros de corrente alternada, Multímetros, Multímetros tipo alicate, Multímetros tipo alicate true RMS, Wattímetros monofásicos, Wattímetros trifásicos, Megôhmetros, Terrômetros, Tacômetros digitais, Fontes variáveis de corrente alternada (tipo Varivolt ou Variac) 0 a 250V e Cabos com pino banana. Além das ferramentas de uso geral, tais como: jogo de chaves de fenda, jogo de chaves philips, jogo de chaves allen, alicate universal, alicate de corte, alicate de bico fino, ferro de solda de 30W, entre outros.

 

Laboratório de Eletrônica

Responsável técnico: Idalmir de Souza Queiroz Júnior (Portaria UFERSA/CE Nº 011/2020)

Técnico de laboratório: Elias Samuel Soares Cezário

Localização: Laboratórios de Engenharia I

Descrição: O Laboratório de Eletrônica de Potência é um ambiente que oferta a realização de práticas aplicados aos conhecimentos e técnicas abordados principalmente nas áreas de Circuitos Eletrônicos, Sistemas Digitais, Eletrônica Analógica, Análise de Circuito Elétricos, Eletrônica de Potência, Antenas e Propagação e Análise de Sinais e Sistemas, através do auxílio dos equipamentos como: Kit de eletrônica analógica, Kit de eletrônica digital, Kit de eletrônica de potência, Kit de antenas, Multímetros, Osciloscópios digitais, Frequencímetros, Geradores de funções, Placas de montagem de eletrônica do tipo protoboard, Fontes simétricas de corrente contínua, Fontes de corrente alternada,  Componentes eletrônicos e Kit para confecção de placas de circuitos impressos. Além das ferramentas de uso geral, tais como: Jogo de chaves de fenda, jogo de chaves philips, alicate universal, alicate de corte, alicate de bico fino, ferro de solda de 30W, tubo de solda, sugador de solda, entre outros.

 

Laboratório de Eletrônica de Potência

Responsável técnico: Olympio Cipriano da Silva Filho (Portaria UFERSA/CE Nº 013/2020)

Técnico de laboratório: Elias Samuel Soares Cezário

Localização: Laboratórios de Engenharia I

Descrição: É um ambiente que permite a realização de experimentos com relacionados à disciplina de eletrônica de potência como ensaios com chaves de potência, montagem de circuitos de potência de diversos tipos. Equipamentos: kits para ensaios com eletrônica de potência, fontes variáveis de corrente contínua, fontes variáveis de corrente alternada, multímetros true RMS, Kits para confecção de placas de circuitos impressos, osciloscópios digitais, ferramentas em geral.

 

Laboratório de Energias Renováveis – LENERG

Responsável técnica: Fabiana Karla de Oliveira Martins Varella Guerra (Portaria UFERSA/CE Nº 010/2020)

Técnico de laboratório: Elias Samuel Soares Cezário

Localização: Prédio de Laboratórios de Engenharia I (Lado Leste)

Descrição: O Laboratório de Energias Renováveis é um ambiente de ensino teórico e prático na área de energias renováveis, desse modo, atendendo as disciplinas de Usinas Geradoras de Energia Elétrica, Energia Solar, Energia Eólica e Técnicas de Conservação de Energia, bem como aos projetos de pesquisa, extensão e desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso. Nesse laboratório possui equipamentos do tipo: Kit de experimentos com efeito fotoelétrico, Kit de energia solar, Kit de energia eólica, Estação climatológica, Kit de instrumentos e equipamentos de medição de energia elétrica. Além das ferramentas de uso geral: Jogo de chaves de fenda, jogo de chaves philips, alicate universal, alicate de corte, alicate de bico fino, entre outros.

 

Laboratório de Instalações Elétricas

Responsável técnico: Victor de Paula Brandão Aguiar (Portaria UFERSA/CE Nº 009/2020)

Técnico de laboratório: Elias Samuel Soares Cezário

Localização: Laboratórios de Engenharia I

Descrição: O laboratório de Instalações Elétricas é um ambiente que permite a realização de práticas aplicados aos conhecimentos e técnicas aboradados principalmente nas áreas de Máquinas Elétricas, Acionamento de Motores e Instalações Elétricas Prediais e Industriais, com o auxílio dos equipamentos, tais como:  Kit de instalações elétricas industriais, Multímetros tipo alicate, Multímetros tipo alicate true RMS, Wattímetros monofásicos, Megôhmetros, Terrômetros, Fontes variáveis de corrente alternada (tipo Varivolt ou Variac) 0 a 250V, Bancadas para instalações elétricas residenciais, Motores de corrente contínua para ensaios, Motores de corrente alternada para ensaios, Transformadores para ensaios, Auto-transformadores para ensaios, Botoeiras, relés, cabos com pino banana, conexões e mangueiras. Além das ferramentas de uso geral: Jogo de chaves de fenda, jogo de chaves philips, jogo de chaves allen, alicate universal, alicate de corte, alicate de bico fino, martelo, arco de serra com serra, lima, jogo de brocas, entre outros.

 

Laboratório de Máquinas Elétricas e Subestações – GAPMaq

Responsável técnico: Victor de Paula Brandão Aguiar (Portaria UFERSA/CE Nº 009/2020)

Técnico de laboratório: Elias Samuel Soares Cezário

Localização: Laboratórios de Engenharia I (Lado Leste)

Descrição: O laboratório de Máquinas Elétricas e Subestações onde fica também hospedado o Grupo de Pesquisa chamado GAPMaq – “Grupo de Análise e Projeto em Máquinas Elétricas” (certificado pela UFERSA), é um laboratório destinado ao ensino, pesquisa e extensão e foi iniciado a partir da mudança do laboratório de Soldagem para o novo prédio “Centro de Engenharias I”. Este novo laboratório realizará práticas laboratoriais de disciplinas tais como Conversão Eletromecânica de Energia I, Conversão Eletromecânica de Energia II e Subestações de Energia Elétrica, obrigatórias nos cursos de Engenharia Elétrica e Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) além do atendimento a práticas laboratoriais isoladas em disciplinas como Teoria Eletromagnética, Técnicas de Conservação e Uso Eficiente de Energia, e Instalações Elétricas Industriais também obrigatórias nos referidos cursos e para a disciplina Eletrotécnica para Engenharia Mecânica, do curso de Engenharia Mecânica.

 

Laboratório de Simulação Computacional

Responsável técnico: Idalmir de Souza Queiroz Júnior (Portaria UFERSA/CE Nº 010/2021)

Localização: CITED

Descrição: O Laboratório de Simulação Computacional (LASIC) tem por objetivo servir de base de apoio para as atividades de pesquisa do Programa de Pós Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) e de estudantes de  Iniciação Científica do curso de Engenharia Elétrica do campus de Mossoró. O laboratório tem computadores adequados para simulação numérica, com Matlab, Scilab, linguagens de programação Fortran, C, C++ C#, Python, entre outras. Sendo possível aplicar modelos numéricos para solucionar problemas nas áreas de sistemas de potência, sistemas elétricos, sistemas de controle, otimização, eletromagnetismo aplicado, antenas, etc, envolvendo problemas de sistemas lineares e não lineares, técnicas de solução com matrizes, Pesquisas de raízes, otimização, equações diferenciais, etc, aplicando técnicas avançadas como Método dos elementos finitos, diferenças finitas, diferenças finitas no domínio do tempo, metidos dos momentos, lógica Fuzzi, algoritmos genéticos, métodos de controle robusto, etc.

 

Laboratório de Sistemas de Energia – LASE

Responsável técnico: Ednardo Pereira da Rocha (Portaria UFERSA/CE Nº 011/2021)

Localização: CITED

Descrição: O Laboratório de Sistemas de Energia – LASE faz parte do Centro Integrado de Inovação Tecnológica do Semiárido – CITED e seu principal objetivo é auxiliar pesquisadores em estudos que envolvam modelagem de sistemas elétricos, análise da qualidade de energia em sistemas de energia com geração distribuída, aplicação estimação de estado e métodos de otimização aos problemas de modelagem em tempo-real, desenvolvimento de novas técnicas e abordagens sobre localização de faltas e estudos de redes no domínio do tempo. Os alunos/pesquisadores dispõem de uma usina solar fotovoltaica conectada à rede, com 3,43 kWp, exclusiva para pesquisa e com inversor localizado no espaço físico do LASE, além de equipamentos de medição de grandezas elétricas, incluindo um analisador de energia.

 

Laboratório de Sistemas de Potência e Energias Renováveis – LASPER

Responsável técnico: Adriano Aron Freitas de Moura (Portaria UFERSA/CE Nº 020/2021)

Técnico de laboratório: Elias Samuel Soares Cezário

Localização: Laboratórios de Engenharia I

Descrição: O LASPER – Laboratório de Sistemas de Potência e Energias Renováveis objetiva analisar e estudar através de simulações computacionais em regime permanente e em regime dinâmico sistemas de energias renováveis conectados à rede elétrica como eólica e solar, além de outras fontes renováveis de energia. Alguns softwares utilizados no laboratório são o ATPDraw para estudos dinâmicos, o Scilab como ambiente de programação e de estudos dinâmicos com a utilização do Xcos, o Octave e o OpenDSS. Este último utilizado para a análise em regime permanente do sistema elétrico de potência com a integração de energias renováveis. O laboratório serve como suporte as disciplinas: Análise de Sistemas de Energia, Sistemas de Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica, Captação e Utilização de Energia Eólica e Captação e Utilização da Energia Solar do curso de graduação em engenharia elétrica da UFERSA, além de outras que possam requerer a simulação de sistemas elétricos em regime permanente ou no domínio do tempo, além de servir para a elaboração de trabalhos de conclusão de curso e de pesquisas de mestrado na área. Alguns temas abordados são: fluxo de carga, curto-circuito, estabilidade eletromecânica, estudos de transitórios eletromagnéticos, controle aplicado a sistemas de potência, eletrônica de potência aplicada a sistemas de potência e energias renováveis.

 

Laboratório de Sistemas e Infraestrutura de Comunicação – LASIC

Responsável técnico: Idalmir de Souza Queiroz Júnior (Portaria UFERSA/CE Nº 010/2021)

Localização: CITED

Descrição: O Laboratório de Sistemas e Infraestrutura de Comunicação – LASIC, tem a finalidade de implementar pesquisas nas áreas de Sistemas de Comunicação, Sistemas de Controle e Automação e Sistemas de Potência junto ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Este laboratório foi construído com verba da Chamada Pública MCTI/FINEP/CT-INFRA – PROINFRA – 02/2014 – Equipamentos Multiusuários do Projeto, da Área de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – ACIT.  O LASIC conta com ambiente para simulação numérica para serem usadas as mais diversas tecnologias de simulação numérica, aplicando técnicas numéricas de Elementos Finitos, Métodos do Momentos, Diferenças Finitas, Método Simplex, Inteligência Computacional como Algoritmos Genéticos, Inteligência Artificial, Redes Neurais Artificiais e Lógica Fuzzy, entre outros, com possibilidade de usar as mais diversas linguagens de programação científicas ou softwares numéricos.

 

Laboratório de Telecomunicações – LabTel

Responsável técnico: Humberto Dionísio de Andrade (Portaria UFERSA/CE Nº 014/2020)

Técnico de laboratório: Elias Samuel Soares Cezário

Localização: Laboratórios de Engenharia I

Descrição: Ambiente destinado a prática laboratorial na área de telecomunicações, bem como desenvolvimento de pesquisas, ações de extensão e ensino na área de eletromagnetismo aplicado, possuindo equipamentos para realização de práticas de modulação FM, construção de diagrama de radiação de antenas. O laboratório ainda conta com um analisador de espectro para utilização em práticas na área de comunicação (Antenas e Propagação, Princípios de Comunicação) e sinais e sistemas em geral. Uma impressora 3D também está disponível para confecção de peças tridimensionais em PLA e ABS.

 

Laboratório de Telecomunicações e Microondas – LABMICRO

Responsável técnico: Humberto Dionísio de Andrade (Portaria UFERSA/CE Nº 009/2021)

Localização: CITED

Descrição: O LabMicro conta com uma infraestrutura robusta voltada para simulação computacional, equipamentos para confecção de dispositivos de comunicação, impressão 3D, prototipagem, medições de propriedades de materiais dielétricos, parâmetros de espalhamento como reflexão e transmissão de ondas eletromagnéticas, medições de potência de sinais eletromagnéticos. Nesse laboratório podem ser encontrados equipamentos como: Analisador de Rede Vetorial (Vector Network Analyzer – VNA), analisador de espectro portátil, VNA portátil, impressora 3D, prototipadora CNC, servidores de alta performance para simulações computacionais, kit de medição de parâmetros dielétricos, analisador de espectro, materiais de apoio (voltímetros, amperímetros, ferramentas, kits de corrosão, materiais para circuito impresso), fonte CC 0 V – 30 V, osciloscópio digital.

13 de julho de 2018. Visualizações: 1416. Última modificação: 14/08/2021 18:04:50