Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Centro de Engenharias - CE

Laboratório de Engenharia Econômica – LECON

Responsável técnico: Cristiane de Mesquisa Tabosa (Portaria UFERSA/CE Nº 13/2021)

Localização: Laboratórios de Engenharia II

 

Laboratório de Ergonomia e Análise do Trabalho – LEAT

Responsável técnico: André Duarte Lucena (Portaria UFERSA/CE Nº 017/2021)

Localização: Laboratórios de Engenharia II, pavimento térreo, sala 18

Descrição: O laboratório de Ergonomia e Análise do Trabalho – LEAT tem como objetivo proporcionar ensino, pesquisa e extensão baseando-se na realização de atividades de natureza experimental no âmbito da engenharia do trabalho, servindo tanto à UFERSA como aos diversos segmentos produtivos da região e à sociedade. O laboratório possibilita atividades experimentais relacionadas à biomecânica ocupacional, antropometria, fisiologia ocupacional, projeto e análise de postos e conteúdo de trabalho, métodos e medidas de trabalho, manejos e controles, aspectos cognitivos do trabalho, conforto ambiental e desempenho humano em contexto ocupacional.

 

Laboratório de Gestão de Operações e Sustentabilidade – LabGes

Responsável técnico: Breno Barros Telles do Carmo (Portaria UFERSA/CE Nº 012/2021)

Localização: Laboratórios de Engenharia II

Descrição: O LabGes tem por objetivo o estudo da gestão de operações na indústria de bens e de serviços, com foco na sustentabilidade. Assim, desenvolve projetos de melhoria no planejamento e controle de operações, na perspectiva da eficiência e eficácia. Atualmente, o laboratório desenvolve projetos na área de operações em sistemas de saúde, tendo atuado em parceria com instituições como a LMECC, o Hemocentro de Mossoró, o Hospital Almeida Castro (Consultório Familiar), dentre outros. Os projetos desenvolvidos no referido laboratório geraram diversas produções científicas e tecnológicas, como artigos, capítulos de livros e registros de software. Finalmente, este espaço é utilizado para o ensino, servindo aos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Ele está organizado de forma a favorecer a utilização de modelos de aprendizagem mais ativos, como a aprendizagem baseada em problemas e projetos.

 

Laboratório de Manutenção e Automação da Produção – LAMAP

Responsável técnico: André Pedro Fernandes Neto (Portaria UFERSA/CE Nº 016/2021)

Localização: Laboratórios de Engenharia II

Descrição: O objetivo do laboratório é apresentar ao aluno os conceitos introdutórios de automação e manutenção de forma pratica, relacionando os tipos de processos produtivos nas áreas de manutenção e automação bem como as aplicações das disciplinas no setor produtivo e de serviços.

 

Laboratório de Otimização e Simulação de Processos – LOSP

Responsável técnico: Miriam Karla Rocha (Portaria UFERSA/CE Nº 014/2021)

Localização: Laboratórios de Engenharia II

 

Laboratório de Segurança do Trabalho – LABSEG

Responsável técnico: Fabrícia Nascimento de Oliveira (Portaria UFERSA/CE N.º 015/2021)

Técnico de laboratório: Alexsandro Felix Pereira

Localização: Laboratórios de Engenharia II, pavimento térreo

Descrição: O laboratório de Segurança no Trabalho é voltado para a prática de exercícios, junto com a demonstração de equipamentos e instrumentos utilizados na avaliação de ambientes de trabalho, mostrando o funcionamento dos equipamentos, entre eles: decibelímetros (medidor de nível de pressão sonora), dosímetros de ruído, calibrador acústico, luxímetro (medidor de luminosidade), medidor de estresse térmico (IBUTG), medidor de 4 gases, medidor de vibração ocupacional (acelerômetro) e bomba de amostragem. Além de servir para exposição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), tais como: óculos de proteção, luvas, capacete de proteção, protetor auditivo, calçado de segurança, entre outros equipamentos de uso individual. O laboratório de segurança possibilitará aos discentes desenvolverem as aulas práticas da disciplina de sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho, como também estudos e pesquisas de trabalhos de conclusão de curso e iniciação científica sobre exposições ocupacionais ao ruído, calor ocupacional, análises de riscos, avaliação em espaços confinados, segurança nas atividades rurais, entre outros

 

13 de julho de 2018. Visualizações: 1512. Última modificação: 17/08/2021 09:25:00