Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Centro de Engenharias - CE

Laboratório de Engenharia de Poços

Responsáveis técnicos: Jardel Dantas da Cunha e Ricardo Paulo Fonseca Melo (Portaria UFERSA/CE Nº 032/2023)

Técnica de laboratório: Daianni Ariane da Costa Ferreira

Localização: Centro de Engenharias, 2º andar, Laboratório 25

Descrição: O laboratório tem como objetivo geral o estudo dos princípios e conceitos envolvidos na Engenharia de Poço além da pesquisa em fluidos de completação, estudo da corrosividade de fluidos de perfuração/ completação, pastas cimentícias para HP/HT, novos aditivos para pastas cimentícias para ambientes HP/HT, estudos de controle de pressão e simulação/ otimização de variáveis de perfuração. O laboratório apresenta uma gama de equipamentos, como: forno tipo mufla, centrífuga refrigerada, pHmetro, forno rollen over, agitadores, condutivímetros e jar test.

 

Laboratório de Escoamento Multifásico e Refino

Responsáveis técnicos: André Luís Novais Mota e Ricardo Henrique Rocha de Carvalho (Portaria UFERSA/CE Nº 031/2023)

Técnica de laboratório: Daianni Ariani da Costa Ferreira

Localização: Centro de Engenharias, 2º andar, Laboratório 26

Descrição: O Laboratório de Escoamento Multifásico e Refino tem como objetivo abranger os estudos que envolvem o refino de petróleo, desde a avaliação do petróleo e seus derivados até as técnicas de processamento, além de abranger também os fundamentos que governam o escoamento multifásico do petróleo, analisando as variáveis que influenciam o comportamento do fluxo e os padrões de escoamento gerados.

 

Laboratório de Fluidos de Perfuração, Completação e Estimulação de Poços de Petróleo

Responsáveis técnicos: Keila Regina Santana e Andrea Francisca Fernandes Barbosa (Portaria UFERSA/CE Nº 033/2023)

Técnica de laboratório: Daianni Ariane da Costa Ferreira

Localização: Centro de Engenharias, 2º andar, Laboratório 28

Descrição: O Laboratório de Fluidos do curso de Engenharia de Petróleo tem como objetivo geral a formulação e análise de fluidos de perfuração, completação e estimulação (géis lineares e reticulados) aplicados em poços de petróleo, tais como: o estudo de novas formulações de fluidos de perfuração base água e base óleo, completação e de fraturamento, a caracterização e avaliação da eficiência de aditivos comerciais em relação as propriedades físico-químicas dos fluidos e a síntese de novos aditivos a serem utilizados nos fluidos a fim de compará-los aos produtos comerciais já existentes no mercado. O laboratório apresenta uma gama de equipamentos necessários para tais finalidades como: viscosímetros, Hamilton Beach, pHmetro, temporizador de sucção Capilar, medidor de estabilidade elétrica, filtro prensa HTHP, filtro prensa API, turbidimetro, forno rollen over, agitadores, condutivimetros e balanças de fluido.

 

Laboratório de Petrofísica

Responsáveis técnicos: Regina Célia de Oliveira Brasil Delgado e Antonio Rodolfo Paulino Pessoa (Portaria UFERSA/CE Nº 034/2023)

Técnica de laboratório: Daianni Ariani da Costa Ferreira

Localização: Centro de Engenharias, 2º andar, Laboratório 27

Descrição: O laboratório tem como objetivo geral o estudo das propriedades físicas das rochas e dos fluidos nelas contidos. São realizadas aulas práticas para descrição de minerais e rochas (ígneas, metamórficas e sedimentares), além de ensaios para determinação de porosidade em sedimentos. O laboratório possui equipamentos como densímetro de bancada, pHmetro, turbidímeto e condutivímetro para análise dos fluidos.

 

Laboratório de Simulação

Responsáveis técnicos: Álvaro Daniel Teles Pinheiro e Antônio Robson Gurgel (Portaria UFERSA/CE Nº 050/2019)

Técnico de laboratório: Daianni Ariane da Costa Ferreira

Localização: Centro de Engenharias, 2º andar, Laboratório 24

Descrição: O Laboratório de Simulação localizado no segundo andar do Centro de Engenharias é vinculado aos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Petróleo da UFERSA. Atualmente conta com 20 máquinas e foi desenvolvido para aquisição de softwares ligados à simulação de reservatórios e de processos químicos, buscando atender demandas de disciplinas e pesquisas na área e capacitação de recursos humanos para o mercado de trabalho. Na área de engenharia de petróleo, os campos de atuação podem ser os métodos de recuperação, gerenciamento de campos, otimização de exploração, caracterização de reservatórios, ajuste de históricos e otimizações de forma geral. Com relação a engenharia química, podem ser citados os campos de controle e simulação de processos, modelagem e métodos numéricos com aplicação em diversas áreas da engenharia química tais como farmacêutica, bioquímica, meio ambiente e petróleo.

 

13 de julho de 2018. Visualizações: 1892. Última modificação: 27/02/2024 15:06:01